Malpighia emarginata, glabra e punicifoglia

É um fruto de umas espécies de árvore original da América Central, cujo cultivo para fins econômicos tem encontrado condições ideais para seu desenvolvimento na região do Nordeste do Brasil. Tal fruto tem um ciclo de desenvolvimento breve e, a maturação, atinge um peso aproximado de 10g. Foi observada uma significativa multiplicidade de variedades, comprovada com os diferentes tipos de bagas entre elas muitos diferentes, por vezes associada com a presença de dois ou mais lóbulos.

A polpa, de cor vermelho brilhante, apresenta um sabor limpo, delicado e acidulado que resulta imediatamente agradável para a maioria dos consumidores.

O interesse na acerola, mesmo crescente, não rende suficiente mérito às extraordinárias características que essa fruta apresenta. Exceto para o camu camu, é o fruto com a maior concentração de ácido ascórbico já registrada. A concentração de vitamina C na acerola varia, segundo os pesquisadores entre 600 e 2000 mg por cada 100 gr de parte comestível, quer dizer que esta representa de 10% a 30% da substância seca do fruto. Tal concentração é de 12 a 40 vezes superior a encontrada, para vitamina C, na laranja e de 9 a 30 vezes superior a encontrada no kiwi.

Deve também ser ressaltado que o ácido ascórbico na acerola, não só tem o valor de uma elevadíssima concentração, mas, já que provém de uma fonte natural, resulta também mais biodisponível da vitamina C veiculada, por exemplo, por meio de suplementos alimentares.

Valores Nutricionais e características Químico-Físicas médio por cada 100g

Informação nutricional

Valores por 100g VNR* %
Energia 32 Kcal - 197 kJ
Proteínas 0,6 g
Carboidratos 5,0 g
Gorduras 0,3 g
Vitamina C 1000 mg - 1667% RDA
β-caroteno 0,450 mg - 75 RE
ORAC 5000 µmol TE

Características químico-físicas

Valores por 100g
Sólidos totais 8 g
Sólidos solúveis 7 °Brix
Acidez (Ácido Cítrico) 0,9 g

* VRN = Valores de referência dos nutrientes